Blue Velvet

sexta-feira, setembro 10, 2004

Segurança nos Aeroportos

Hoje em dia a segurança é a grande preocupação nos aeroportos. E ainda bem que temos alguém que se preocupa em proteger-nos e zelar pela nossa segurança.
Este verão viajei de avião e pude reparar que de facto a segurança é levada a sério. Ainda em Portugal, mais concretamente em Lisboa, assisti ao que pode acontecer se formos de botas de montanhismo, como a turista nórdica que ia à minha frente. O mais provável é termos que passar pelo portal de raio x descalços. Um amigo que ia comigo riu-se da situação, mas muito profissionalmente o senhor que nos esvazia os bolsos e eventualmente nos descalça, explicou que é para o nosso bem e para a nossa segurança. Pareceu-me razoável. Afinal ninguém quer que uma bota de montanhismo expluda em pleno ar. Passei a porta detectora de metais enquanto faziam uma ressonância magnética à minha mochila. Do outro lado um zeloso senhor da segurança dormia calmamente em frente ao monitor onde a minha mochila aparecia com umas cores muito engraçadas, talvez guardando energias para quando os seus serviços fossem mesmo necessários. Claro que parti de Lisboa com a confiança que só os procedimentos de segurança nos transmitem.
Já noutro aeroporto, não me lembro se em Paris ou Varsóvia, os sinais eram bem elucidativos do que não podíamos levar no avião. Relembram-nos pacientemente que pistolas ou revólveres são interditas. Bombas claro, por muito boas que sejam as nossas intenções. Claro que não quer dizer que qualquer pessoa que leve uma bomba ou uma pistola vá desviar um avião, ou rebentar com ele. Mas por uns pagam os outros. E pronto, caso tenhamos ideias de durante o voo plantar umas alfaces ou uns tomates, ou abrir um túnel até à casa de banho, ficamos também a saber que picaretas ou sacholas são expressamente proibidas. O sinal não deixa dúvidas! Picaretas?? Sacholas?? Estavam à espera de uma excursão de mineiros? Ou de agricultores? Eu sei que a polónia é um país com uma grande percentagem de população rural, mas não será isto um exagero? Se um terrorista for desviar um avião irá tentar levar uma picareta? “Não me deixam entrar com a pistola! Mas se eu for disfarçado de camponês polaco pode ser que me deixem entrar de picareta! Vou tentar, por Ala!”. Se os avisos de proibição das bombas e pistolas já roçam o ridículo de tão óbvios, não tenho palavras para os sinais relativos aos utensílios agrícolas! Mas ok, tudo por um mundo mais seguro… ou não…
Só mais uma pergunta. Alguém percebe a finalidade dos coletes “salva vidas” (nome sarcástico) cor de laranja que são disponibilizados nos aviões? Se o avião cair o piloto vai tentar acertar no lago mais perto? E se o avião cair em água não será quase a mesma coisa que cair em terra firme? Já alguém deu uma chapa na piscina? Dói como o caraças não dói? Pois… parece-me que o avião se desfaz na mesma, e que as hipóteses de sobreviver à queda é semelhante. Ou seja, quase nenhumas. Posto isto ponho uma hipótese. Com os coletes os corpos vêm à tona da água e a procura e contagem dos cadáveres é mais fácil e dispensa buscas prolongadas com meios caros. Facilita a vida a todos. Mais sugestões?