Blue Velvet

quinta-feira, junho 28, 2007

Amigos


















foto (via Ronnie Bennet)


Em conversa com colega de trabalho, sportinguista, saltou à conversa o Pinilla, esse grande jogador que passou por Alvalade e ainda quer triunfar no Inter. O craque da bola, andou metido, com a namorada de um grande amigo. Esta notícia levou a um pequeno debate.
Existindo a oportunidade de dar uma facada com a namorada do amigo, deve-se deixar passar? Deve-se pôr em causa uma grande amizade por causa de uma noite de sexo bem passado? Deve-se fazer diferença entre namorada ou esposar? E se acharmos que a pessoa em questão pode ser a mulher da nossa vida? E se a mulher em causa for algo de extraordinário fisicamente, o tipo de mulher que nem em sonhos (estou a exagerar um bocado, eu sei) nos passou pela cabeça? Sim ou não?
Existe o mito, muito em voga nas sitcoms americanas e nas anedotas portuguesas, que os homens em relação às mulheres são mais unidos, não falam mal um dos outros nas costas, não tentam conquistar a namorada do melhor amigo, enfim, todo um rol de mitos urbanos que têm sido preservados até aqui. Por quem, não sei nem me interessa. Sei que é errado. Apresentem aos amigos uma namorada que esteja sempre pronta para ir até ao bar irlandês ver uns jogos de futebol, beber umas cervejas, jeitosa, nada paranóica com limpezas, que nunca se atrase para um encontro. Podem até conseguir conter a saliva, mas o primeiro pensamento que vem à cabeça é:"Como é que um cromo destes arranjou um avião destes? Deus dá nozes a quem não tem dentes.". Pelo menos, sou assaltado algumas vezes com este pensamento (sempre que vejo um amigo que tenha uma namorada boa). Quem é o primeiro a pensar(desde que não tenha uma namorada melhor, porque isso é batota):"Estou tão feliz com ele. Merece!!!". Amigos, amigos, pensamentos à parte, não exageremos. Concerteza que o segundo pensamento é quase sempre o mesmo: "Foda-se não tenho sorte nenhuma...". Só não se passa nada caso a oportunidade não surja. Claro que, algumas vezes a oportunidade surge e mesmo assim não se passa nada. O namorado e os amigos são uns gajos muito duros que não deixam passar a traição de ânimo leve, talvez. Mas penso que não é a principal razão. O homem, mais que a mulher, é um animal de hábitos, pelo menos a nível de amizades. Caso traia a namorada do amigo o factor grupo entra no debate. O mau ambiente gerado, vai criar anticorpos no grupo de amigos e o que traiu tem que se afastar, arranjar novas amizades para discutir o futebol, beber umas cervejas, ir jogar futsal à terça e à quinta depois do trabalho, grave os filmes novos que aparecem na net. E isto dá muito trabalho e quase não justifica nenhuma traição. Uma canseira.