Blue Velvet

sexta-feira, setembro 10, 2004

Genesis no Espaço

A cápsula Genesis colocada em órbita para captar e recolher ventos solares (o que quer que isso seja) falhou no regresso a terra. Pelos vistos umas poeiras na atmosfera danificaram o engenho, os pára-quedas não abriram e a cápsula estatelou-se no deserto. Decerto muitas questões científicas se colocarão após este acontecimento. No entanto uma pergunta não pára de me assolar. Será que a cápsula deve o seu nome à conhecida banda pop do não menos conhecido Phil Collins? Eu acho que sim! E é uma homenagem justa. Colocar em órbita os Génesis é uma ideia tão boa que nem eu me lembraria de tal. A medida peca talvez por tardia. Aliás espero que se torne uma tendência a associação do mundo artístico pop-rock ao fenómeno da exploração espacial. Era por exemplo fabuloso recuperar os Europe para tocarem o”Final Countdown” no lançamento da próxima missão a Marte, ou levar o David Bowie à estação MIR para um concerto galáctico numa magnífica performance do “Space Odity”.
Desta feita a missão correu para o torto. A Génesis ficou arruinada pela poeira. Este não é no entanto é um caso único no mundo da música. Temos muitos exemplos por esse mundo fora em que a poeira está associada ao fim de belas carreiras. Acaba por ser um acontecimento com uma carga simbólica. Se bem que neste caso a relação é um bocado injusta. Para este caso penso que o correcto seria de chamar à cápsula Rolling Stone, até pela maneira como aterrou. Parece que rolou muita pedra pelo Arizona.