Blue Velvet

terça-feira, maio 31, 2005

Cu - mentadores

Um primeiro ministro quando começa a escolher o governo é literalmente atacado pela imprensa que quer saber todos os nomes. Quem será o ministro das finanças? E o da S.S.? Depois toda a gente quer saber dos secretários de estado, mas ninguém se preocupa em saber quem será o comentador de e para o serviço do governo. Eu entendo, porque se ninguém nos informasse sobre ministros e secretários de estado, os quatro anos passavam e não se sabia quem eram, já agora como se chama o Ministro da Agricultura e Pescas?, enquanto que no caso do comentador não são necessárias apresentações, visto ele próprio se anunciar alto e bom som. Não tenho nada contra, mas gostaria de saber como são pagos. Contracto por objectivos? E se botarem faladura em português gramatical correcto consta dos objectivos? Penso que devia constar. E se o cu-mentador der umas caneladas numa ou noutra frase, será que o salário é reduzido, devido a objectivo inancalçado? Mas se ele provar no conselho superior dos ministros que só deu as calinadas para defender o seu chefe, o castigo será revogado? Eram coisas que, eu e uns milhões de portugueses, gostariamos de saber porque todos temos um comentador dentro de nós e estando a vida cada vez mais difícil o cargo de cu-mentador pode ser um emprego com perpectivas de carreira. Por acaso o meu comentador foi-me dado na primeira comunhão pela minha madrinha. Esteve para me dar uma volta em ouro, com uns diamantes metidos lá para o meio (formando a letra T), mas decidiu-se pagar-me uma pequena operação para por um pequeno comentador dentro de mim. Parece que ficou na região dos orgãos que não servem para nada, a paredes meias com o apendice e com o treinador que há em mim, metido um ano antes quando fiz a circuncisão.
Deixando as generalidades e olhando para a pentelhice ve-se que ao nível dos cu - mentadores, a luta é exactamente igual à politica. O principal ora comentador, ora cu-mentador, à direita é o Luis "ex-DirectorMultimediaeCensorRegimeSantanista" Delgado, enquanto à Esquerda temos Luis Perez "TaoAmigoEConselheiroEconomicodoEng.Guterres" Metelo. O que dizer destes dois individuos que têm um combate fracticida em frente às camaras, acho que pouca coisa. Os primeiros ministros mudam e eles continuam, por isso penso que era de bom tom e demonstrava uma responsabilidade intelectual acima da média se ao mesmo tempo que decorressem as eleições legislativas ouvesse uma disputa paralela dentro de cada partido para o lugar de cu-mentador mor. Depois de achado cada cu-mentador partidário, estes iam a votos com os seus correligionários politicos, sendo a votação final de cada partido a média em partes iguais entre os votos do candidato a primeiro ministro e o candidato a cu-mentador. Claro que os debates deviam existir, os passeios pelo portugal "multimedia" profundo com passagens pelo semanário com maior tiragem, pelo pasquim no concelho mais recondito e visitando quiça a nobre produtora desse grande realizador chamado Sá Leão. Assim era tudo muito mais claro, e os senhores Luis Delgado e Perez Metelo (ou outros quaisqueres) quando fizessem a sua primeira declaração ao país já não precisavam, de por vezes, fazerem-se passar por imparciais, até porque acabam por tirar cinco minutos à publicidade devido a terem que estender a sua intervenção televisiva.
Penso que é preciso notar, caso alguém queira o cargo de cu-mentador, numa pequena particularidade. Quais são os últimos nomes deste dois comentadores? Metelo e Delgado.

I rest my case...