Blue Velvet

quinta-feira, janeiro 27, 2005

No Terreno do Inimigo ...

Ontem pisei terreno inimigo. Assisti a uma batalha entre rivais, meus rivais. Ontem, fruto do acaso e da oportunidade, fui ver o derby lisboeta in loco. Tem piada assistir a um jogo desta importância completamente alheado do resultado. Mas por que raio não podem perder os dois? Mas diverti-me. Foi um bom jogo, emotivo, nem sempre bem jogado, mas com muitos e bons golos. Acho que o que fiz é quase voyerismo. Estar por dentro de um jogo de tamanha importância sem ligar patavina aos intervenientes é perverso. Ver milhares de pessoas nervosas, irrequietas, preocupadas, e nós na paz dos anjos com um sorriso sarcástico na cara. Ria-me da desgraça de uns, gozava com o azar de outros, a cada falhanço ou azelhice soltava uma gargalhada, passei o jogo a pedir a entrada do Mantorras, enfim, gozei à grande! No fim rendi-me ao jogo, que foi bem melhor do que o que estava à espera, e como acima de tudo sou um adepto de futebol, fiquei satisfeito. Pude constatar algo que já me tinha apercebido quando vejo os jogos na televisão. Aquele speaker do Benfica é chato como o caraças! Não se cala o raio do homem! E os próprios benfiquistas não lhe ligam muito. O homem canta, grita, e logo por azar o meu lugar era mesmo por baixo de uma coluna. Depois, o estádio por dentro, e cheio como estava, até é bonito. Estava mesmo lá em cima e via-se muito bem o jogo. Mas por fora aquilo é horrível. Parece uma obra por acabar. Tudo em betão, umas escadarias em cimento quase a pique para subir até ao último anel, paredes despidas, e por fim uns acessos horríveis. Se há necessidade de evacuar a zona rápidamente está tudo lixado. Tanto para entrar como para sair estive mais de 20 minutos encurralado entre facções rivais, com vontade de gritar “ Biba o Porto Carago!”. Já para não falar quando eles cantavam “SLB, SLB, SLB ... “ e chegava à parte do glorioso. É que no norte há uma versão infame um bocado diferente daquela... e pelos vistos o Sporting também a conhece. Mas eu sou um homem de paz e respeitador dos adversários. Enfim, foi um serão bem passado! E pelo menos um deles perdeu!