Blue Velvet

quinta-feira, maio 05, 2005

Se tiveres só 10 euros gasta-os aqui...

Ontem tive a sorte de ver o documentário Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids no Teatro Aveirense. Um grande filme que nos conta a história de crianças indianas que são filhas de prostitutas e de vendedores de alcool ilegais, onde a esperança de uma vida melhor quase não existe, e o seu destino passa por seguir os passos dos pais. Os realizadores não tentam dar lições de moralismo, nem dar uma visão romantizada da vida onde quase sempre nem tudo acaba bem. Apenas se limitam a ser fiéis à verdade (o que é muito difícil), por muito que isso incomóde. Se por acaso quiserem ajudar, saber um bocado a sua história e ver as fotografias tiradas por eles podem ir aqui:

http://www.kids-with-cameras.org/

Todos os míudos mostram uma alegria e uma vontade de viver e aprender notáveis. Uma capacidade de análise que eu nem com 16 anos tinha (e eles só têm 10 -11). Indespensável. Pode parecer um lugar comum, mas quando a sessão acaba encaramos os nossos problemas com uma perspectiva diferente. Todos os miúdos são especiais, mas o Avijit tem o "dom".

Diferente, lindo, espectacular e que mostra mais uma vez porque o Bill Murray merece ser considerado um dos maiores actores dos nosso tempos é o fabuloso
The Life Aquatic With Steve Zizzou. Já mais que aclamado, por tudo e por todos, não vale a pena discorrer muito mais sobre o filme. Mas esta alfaiateria ranhosa teria que fazer uma menção ao filme, caso contrário, e com muita razão, poderiamos perder clientela e acima de tudo não iamos conseguir dormir de bem com as nossas consciências. Pena não andar a circular na net uma petição que proclame o filme como, para já, o melhor do ano. Assinava já por baixo. Os restantes actores também estão maravilhosos, especialmente o... todos.