Blue Velvet

sexta-feira, setembro 16, 2005

Macacos

Eu sei que os animais são nossos amigos, mas temos que convir que devido ao facto de termos certos animais a sociedade olha para cada um de nós de forma diferente. Cães, gatos, peixes, hamsters, cágados, cobras, papagaios, a escolha é imensa e varia conforme o caracter e a personalidade do companheiro, não do dono, porque afinal esta-se a falar de amizade ou de posse?
Por isso faz sentido, e não há que ter vergonha, nem ter medo de ser olhado de soslaio, partilhar momentos de afecto em público. Não devia incomodar ninguém, mas infelizmente, existem certas pessoas, enjoadas são o que são, que se sentem incomodadas quando vêem demonstrações de carinho entre dois amigos.
Eu nunca fazia aquilo, mas não me chocou ver um primo meu à uns anos partilhar o seu fumo com o Gainsbourg, um hamster branco. Lá ia o hamster para a roda, todo zonzo mas com um sorriso e uma boa disposição contagiantes. Passavam os dois umas horas de puro gozo e divertimento que muitos casais não conseguem ter.
Mas quando o assunto se centra no homem e no seu macaco quase toda a gente acha pavoroso. Porquê? Não serão estes homens ser humanos como os outros? Não terão eles o direito de ter um amigo que esteja sempre com eles nos bons e maus momentos? A meu ver deveria ser olhado de um modo perfeitamente normal tanto aquele que vai à sua casa nasal e mostra o seu macaco a toda a gente como aquele que pega no cão e vai dar um passeio com ele ao parque e á praia. Afinal não será um crime contra a humanidade manter o animal aprisionado entre duas paredescheias de pelo, sem poder apanhar um bocado de sol e espairecer um bocado a cabeça? Tirando as óbvias diferenças, qual é o problema? Não me venham dizer que o cão é fiel, porque eu não conheço nenhum macaco que tenha abandonado o dono por gosto. O macaco é nojento? Pois... os cães até mijam cerveja e cagam chocolates...