Blue Velvet

sexta-feira, setembro 16, 2005

Opus Fashion

Quando vou na rua, passo por alguma loja de roupa e ouço: “Porqu eé que não compras uma coisa daquelas? É bonito e além do mais está na moda.”, a minha pele arrepia-se. Por mais voltas que dê à cabeça não consigo compreender os pressupostos legais, desculpem, estéticos que estão por trás de tal afirmação.
Concerteza existirá uma organização secreta chamada “Opus Fashion” onde todas essas luminárias cabeças fazem os decretos de lei, perdão, se reunem e contam as suas ideias para um mundo mais bonito, mais fashion. É um bocado estranho todos os anos serem criadas as ditas “tendências”, onde muitos tentam extrair filosóficas explicações para os ditos “conceitos”.
O ano passado o conceito era a hermeticidade, noutro ano era a naturalidade, isto é, desde que acabe em “ade” temos explicação e a turba aplaude.
Penso é que chega de atirar areia para os olhos de tão ávidos consumidores de “tendências”. Não seria mais correcto contar a verdade e simplesmente dizer : “ Este ano a malta reuniu-se para os lados de Freixo de Espada a Cinta e fomos buscar a inspiração ao Borba. Mas atenção, para a próxima estação vamos buscar a inspiração aos cogumelos.”
Assim todos os interessados em fazer carreira na moda passavam a compreender a convergência de pensamento e mesmo a compreender melhor os artistas e admirá-los ainda mais pelo sacrifício feito em prole da auto estima de milhões de pessoas. Havia no entanto um senão e esta é, para mim a razão porque esta sociedade tende a ser especialmente secreta. Ao partilharem os seus truques, arriscavam o emprego já que passavam a poder ter que lutar por um posto de “guru da moda” com vários milhões de consumidores de alcool e estupfacientes.
Está na hora de dizer basta a este cartel monopolista e dar oportunidade a, por exemplo, ao homem rude que depois de umas quantas cervejas bebidas na tasca da esquina em vez de ir para casa dar uns supapos na mulher e nos filhos, senta-se à mesa de jantar munido de papel e lápis e desenha a nova coleção Outono – Inverno. Conceito : Courato Style.