Blue Velvet

sexta-feira, setembro 16, 2005

Os protectores

“Olha para o que eu digo, não olhes para o que faço.” É uma frase bonita. Imagino que quem a diz, no fim, já sente que conquistou mais um metro quadrado lá em cima. Sabe que um dia será olhado como um exemplo para os jovens, admirado. Será alguém que tentou dar um rumo a uma ou várias almas quase perdidas mas que se endireitaram com a ajuda dos seus bons conselhos. Tentou preservar os outros num pedestal, nunca os deixando cometer nenhum erro, afastando-os de todos os males e tentações. Hossanas serão dados em sua memória e o reino dos céus será dele.
Hipócrita. Digo mais, usurpador de vida alheia, invejoso, egoista, que só pensa nele e que no fundo, no fundo só quer ser olhado com subserviência e geralmente está-se a cagar para o que significa a palavra viver. Se o mais importante é o caminho e não a chegada para quê cortar a meta sem nunca ter tido uma cãimbra, sem nunca ter dado um valente de um trambolhão, sem nunca ter feito uma viragem à direita quando a certa era à esquerda?
Imagino-os um minuto antes da máquina começar a tocar monocordicamente em que pensarão. Nas noites que passaram a ler Rimbaud e ouvir Chopin ou no dia que foram atrás de uma velhinha para lhes dar o jornal, que tinha caido sem ela se aperceber? Hipócrita.