Blue Velvet

quarta-feira, setembro 12, 2007

Bastam 4 canais apenas para ver alguma coisa de qualidade




















Caro Lourenço, há uns tempos ganhei um vício que me tem desgraçado a vida. Convidaram-me para jogar futebol salão ao domingo pelas oito de manhã. Acontece muita vezes ter que ir com directa ou com apenas uma ou duas horas de sono. Sei que é uma decisão tonta, e que devia dormir mais, mas sinto-me bem com aquele bocado de exercício. Fumo muito menos. Sinto-me bem. O dia passa, e por volta das 19h30 já janto. Sopa, uma fruta, faço o café e o charro, e vou para a varanda do quarto fumar e pôr a leitura em dia. Se depois me ponho em frente ao televisor, e passo pelo canal AXN às 20h30m é a minha morte. Adormeço passados dez, quinze minutos, e não é por causa dos fumos, nem por causa do cansaço. É por causa daquela seca de série chamada West Wing.
Alguma vez o West Wing poderá se comparar a alguma das séries acima? Impossível. É em tudo parecido com um ER mas virado para a politica. Tem bons argumentistas, bem informados, que conseguem transmitir a complexidade do que é o dia a dia do presidente dos states e da sua entourage. Tirando isso, muito fraquinho. Personagens muito redondas, muito correctas, muito boas pessoas. Sofrem tanto para aprovar as leis justas, para lutar contra os lobbys de interesse. Fico com tanta pena deles que até me vêem as lágrimas aos olhos. Se ao menos o Charlie mandasse umas traulitadas valentes à filha do presidente, o Josh acabasse com aquele nem fode nem sai de cima com a secretária. Mas não. Os coitados não tem tempo para nada. Só para trabalhar e servir o país. Ao que suam a camisola, se por acaso se naturalizarem portugueses, o Scolari ainda os convoca para substituir os jogadores portugueses. Principalmente, quando estes últimos fazem horas extraordinárias no Via Rápida.
Querendo ver séries boas, daquelas mesmo mesmo boas, sintoniza a 2 e a TVI. São séries que te mostram pessoas. Pessoas com algumas virtudes mas acima de tudo com muitos defeitos. Mesquinhos, invejosos, mentirosos, prepotentes, e sempre naquele ram-ram diário. A viver aquela vidinha diária, onde se têm que preocupar com a melhor forma de ter a comida no prato, com os filhos, com as mulheres, com aquelas merdas banais, pelas quais todos passámos. Não será esse o grande fascínio do Tony Soprano? Um gajo comum, com problemas comuns, que por acaso é mafioso.

PS: O Curb e os Extras são bons? Muito! Mas um dia experimenta passar as vistas pelo Arrested Development.