Blue Velvet

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Óh Quaresma, se não jogas mais a meio da semana nunca vais sair da cêpa torta


Grande parte dos adeptos portistas tem um trauma raro. Raro porque se manifesta apenas meia dúzia de vezes por ano e sempre que o clube perde. Nessas alturas sai logo a famosa frase: “A culpa é do treinador. Não percebe nada de nada!!!”.
Não concordo. Penso que o Jesualdo Ferreira é um excelente treinador, mas que infelizmente tem um trauma chamado Liga dos Campeões. Não sei na realidade, se efectivamente é trauma ou medo, mas alguma coisa é. Sabendo que cada pessoa reage de maneira diferente quando confrontado com situações de medo ou pânico, ao nosso treinador, dá-lhe para a invenção. Inventa com o Liverpool quando se lembra de escalar o Cech para o meio campo. Fomos goleados. Ontem, lembrou-se de inventar contra os alemães de Schalke 04. Perdemos novamente. Não pelos mesmos números do Liverpool, mas os toscos dos teutónicos não têm a capacidade dos jogadores ingleses. Quanto muito são um Guimarães constituído por alemães. O João Paulo não tem capacidade para jogar contra os mancos do Leiria e do Benfica no campeonato, e tem para jogar a Champions? Ao menos punha o Fucile na posição original e o João Paulo do lado esquerdo. Estava lá para remediar e dar cacete, por isso qualquer lado servia. Mas não. Foi preciso sofrer um golo para o óbvio lhe saltar aos olhos.
Eu sei que é complicado ganhar a Champions todos os anos, ainda mais quando em prova estão todos os tubarões europeus, mas se não entram sempre com o objectivo de ganhar mais vale ficarem pela invicta. A última vez que ganhamos a Champions foi há quatro anos, já é tempo de se pôr outra estrela por cima do símbolo do clube. Ontem os jogadores pareciam meninos, até a meter o pé. A medo, sem firmeza. Se fosse cá os adversários eram todos virados. Ontem antes de meterem o pé pediam favor. O resultado foi que o Porto praticamente não ganhou um ressalto, uma bola perdida. Colegas que estavam comigo a ver o jogo falaram em falta de sorte, eu acho que foi falta de empenho. Daqui a quinze dias há mais.


* Cêpa Torta = Portugal = F.C. Porto