Blue Velvet

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Reflexão

Decorrido o período de reflexão que se impôs, decorrente do período político do país, e que o Blue Velvet achou por bem cumprir, surgem questões importantes que importa responder. São questões que devemos pôr sem medo, sem estigmas, sem complexos, e que podem ajudar a clarificar o panorama político e social português. A bem da democracia, aqui deixo o meu contributo para o debate:

1 – Será só a mim que o termo “escrutínio” parece um palavrão usado para esconder a palavra votação? E se o que houve ontem foi um escrutínio, cada voto será um escroto?

2 – Voltando a sinónimos, não será também a palavra “sufrágio” um termo que aponta para o negativismo do acto? Não parece que vem de sofrimento e que leva a um naufrágio?

3 – Voltando ao sentido negativo das palavras, chamar a aquele caixote desinteressante onde se enfiam os boletins de voto de “urna” não dará um carácter grave e terminal ao acto associado? Como se o nosso voto morresse logo ali, ou como se elegêssemos algo condenado à partida.

4 – Como é que uma sondagem à boca das urnas (outro termo deselegante e promíscuo) estabelece um valor para a abstenção? Será que perguntam aos eleitores que acabaram de votar, quantas pessoas conhecem que não vão votar? Porque, se o universo onde decorre a sondagem é de 100% votantes, como diabo vão descobrir os que não votam!

5 – O que será mesmo uma sondagem à boca das urnas? Será a boca aquela ranhura onde se mete o papelinho? Como se faz aí uma sondagem? E não será demasiado forte chamar-lhe boca, se segundo a nomenclatura lá vamos meter o escroto?

6 – Se a urna tem boca, não deverá ter um cu também? E se do cu sai a votação, quer dizer que no fim do dia sentimos todos que fizemos merda?

7 – Se fazem uma sondagem à boca das urnas, em termos científicos, e tendo em conta que falamos de sondar e de bocas, não a deveriam chamar simplesmente de endoscopia?

8 – Se o que fez reduzir finalmente a abstenção foi um governo execrável de meses que levou o país ao descrédito e ao acentuar da crise, quer dizer que quanto maior for a abstenção, em melhor estado o país se encontra à luz dos olhos dos eleitores?

9 – O período de reflexão é para o eleitor ou para os políticos? E reflecte-se sobre o quê na realidade, se isto foi o melhor que consegui fazer?