Blue Velvet

sábado, maio 28, 2005

Acerca da semana da música

Quando uma pessoa tem tanta música para ouvir, existem sempre 4 ou 5 albuns que ficam retidos instantaneamente na nossa cabeça, e é dificil, pelo menos no meu caso, separar-me deles tão cedo. Por vezes chega a ser doentio.
Primeiro e acima de todos apaixonei-me pela Liza Simpson da música, de seu nome Joanna Newsom. O album chama-se "The Milk-Eyed Mender" e é maravilhoso. A voz custa a entrar, mas é belissima, as canções frágeis, ternurentas, com um lado brincalhão e ingénuo. Depois Antony and the Johnsons, Bloc Party, Eels, Gorillaz, Arcade Fire e System of a Down são muito bons. Cada qual à sua maneira deliciaram-me por completo. A candura do Antony, o rock britânico dos Bloc (não confundir com Bloco), a sanidade de Mr. E (sim, porque quem diz que ele não bate bem, tem que ouvir os seus albuns), o pop e Bd dos Gorillaz e o descontrolo e violência dos Soad (cada vez mais pesados e ao mesmo tempo mais melodicos).
Entre esses aparecerem em especial dois OVNIS. O primeiro e quanto a mim grande album é Quasimoto e o seu The Further Adventures of Lord Quas. Hip-Hop de muita qualidade, nada de comparável a Jayz's, Eminem's ou Nas's. Embora tenham grande qualidade e sejam também de hip-hop, Madvillian, Eden e Roots Manuva chegam aos calcanhares mas nunca têm a exuberância, a imaginação e o "dont give a fuck" ao establishement que Quasimoto dá.
O segundo objecto voador, isto é, voadora, é M.I.A. com o seu Arular. Antes do mais quero aqui dizer que eu gosto tanto de musica de dança e tecno, como gosto de esparrego, de bife de figado ou carne picada...nada. Mas este album, com influências tecno, dance, de uma neta de um ex-guerrilheiro de um país qualquer é extraordinário. Primeiro custa a entrar mas depois de se ouvir três ou quatro vezes o pé não pára de saltitar e a boa disposição aparece. Os outros ainda não tiveram a minha profunda atenção. Ah...Os Kaiser Chiefs são os Franz Ferdinand 2005 Flavour (não quer dizer que seja mau), muito engraçados embora mesmo assim prefira os Kasabian.