Blue Velvet

segunda-feira, junho 13, 2005

Animais Políticos

Segundo me dizem, até aos seis anos fui um rapaz muito bem apessoado que despertava nas pré-pré-pré adolescentes que se cruzavam no meu caminho intensos desejos carnais. Mas não eram uns desejos carnais quaisquer, corriqueiros, curados a banhos de água gelada, eram aqueles levados no sentido mais literal da palavra. Tão levados à letra que ainda hoje quando me olho ao espelho continuo a notar a marca de uns dentes, feitos por uma coleguinha de escola, no meu ombro esquerdo. Enfim, os tempos eram outros e a educação dada na escola não passava apenas pela masturbação, mas também pelo canibalismo. Os telemóveis não existiam e nunca se sabia quando duas crianças se podiam perder, durante dias. Ao menos assim, pelo menos uma criança conseguiria sobreviver.
Por estas e por outra é que tenho pena que o meu pai nunca tenha tido ambições politicas, nem sequer se tenaha candidatado a presidente do Clube Recreativo do Berlinde e da Carica. Tenho a certeza que a minha vida teria tomado outro rumo, se algum dia me tivesse sido dado a possibilidade de com cinco anos, citar uma passagem de um dos livros da Anita. Quiçá o momento de inspiração pudesse ser tanto que eu me aventurasse a declamar a sua obra mais conseguida, a “Anita na praia”.
Por isto é que penso que eu e o meu papá poderíamos ter formado uma dupla politica extremamente coesa. Ele dava o poder da palavra e a careca, eu a beleza e erudição. Foi um pequeno passo atrás familiar, um passo gigantesco atrás para a humanidade.