Blue Velvet

sábado, novembro 12, 2005

Chamem o Darwin Faz o Favor

E cá vos deixo eu mais uma pérola desta América, palco de bizarrias, freaks, espectáculo, ignorância, hipocrisia e fantasia. Não sei se os nossos leitores estão familiarizados com uma já mítica personalidade Norte Americana: Pat Robertson. Este senhor, o Reverendo Pat Robertson, é um evangelizador televisivo, um daqueles pregadores a 50 Mhz que difundem a palavra de Jesus via satélite para os lares americanos. Bem, isso de difundir a palavra de Jesus é muito discutível, porque o que este senhor ultra conservador faz é difundir a sua própria palavra aproveitando-se da doutrina cristã e das palavras de um senhor, que coitado, já falecido nem se pode defender de quem usurpa as suas palavras e de quem fala em seu nome sem procuração. Também não sei se sabem, mas em alguns estados, e não são poucos, o evolucionismo não é ensinado nas escolas, ou é ensinado em posição de inferioridade perante o criacionismo (a democracia a vir ao de cima). Já não é novidade a promiscuidade entre estado e religião nos EUA, especialmente induzido pelos conservadores republicanos. Ontem Pat Robertson foi notícia. Ora, este senhor, dirigindo-se aos cidadãos de uma povoação rural americana que se tinha oposto aos directores de uma escola que favorecia o ensino do evolucionismo, disse que um desastre poderá atingir a vila por eles terem votado Deus para fora da cidade. Disse também que em situações de aflição não chamem por Deus, que ele não corresponderá a quem o renegou. Chamem por Darwin, diz ele. É este o país que dita, ou tenta ditar, leis por esse mundo fora. Triste sina a nossa.


A notícia:

VIRGINIA BEACH, Va. (AP) -- Religious broadcaster Pat Robertson warned residents of a rural Pennsylvania town Thursday that disaster may strike there because they ''voted God out of your city'' by ousting school board members who favored teaching intelligent design.

in New York Times, 11 de Novembro 2005


Se quiserem ler mais umas frases espirituosas deste senhor, podem ir a um site onde está seleccionado o top 10 das suas frases mais estapafúrdias. Autênticas pérolas, como a incitação ao assassínio do Presidente da Venezuela Hugo Chavez.