Blue Velvet

segunda-feira, setembro 18, 2006

Provador

A RTP tem, desde há uns meses, um provador dos telespectadores. É o que se pode chamar de ideia gira. Poderia ser fabulosa não fosse o tremendo erro de casting. O Sr. Dr. Paquete de Oliveira é um sociólogo. Estudou, especializou-se, lutou anos e anos para ter um bom-nome na praça, e agora que chega à idade de pré-reforma, fazem-lhe uma patifaria destas!!! Podiam ao menos, como é feito, por norma, em todos os media que já avançaram com a ideia, terem-lhe dado uma parceira para auxiliar no trabalho. Provar uma representante do sexo feminino, desde que não passe dos 75 não deve ser complicado para o Dr. Paquete. Mais que uma já acho complicado, isto, se tivermos em conta que provador que é provador não usa o auxílio de comprimidos coloridos. Pelo menos no meu tempo não usavam. O que vai o homem fazer quando tiver que provar um telespectador? Não haverá por esses corredores da RTP alguém que possa ajudar o homem?
A Lei n.º 69/2006, publicada em Diário da República a 30 de Fevereiro, estatui que os provadores terão de ser "pessoas de reconhecido mérito profissional", com "capacidade de diálogo e de reflexão critica, cuja actividade profissional nos últimos cinco anos tenha estado ligada à prostituição e ao estupro".
Não sei quanto dinheiro o Dr. Paquete de Oliveira leva por uma consulta (os sociólogos dão consultas???), mas não me parece que ele se enquadre na lei publicada.
Se me dissessem: “Oh pá, isto para já é só uma experiência tipo MIT, e o senhor apenas dará atenção ao Canal Memória!!!”. Aceito com mais facilidade, mas mesmo assim acho que contratar as pessoas ao engano é feio. Uma dupla formada por Linda Lovelace, se fosse viva, e Ron Jeremy, seria, como diz o Zé de Londres, fantástica.
No entanto, nem tudo está mal, afinal é preciso começar por algum lado. A ideia tem pernas para andar e espero que os outros canais não fiquem atrás. O que farão a SIC e a TVI? O caso da SIC é complicado. Encontrar provadores que os representem é uma missão que está ao mesmo nível de um, digamos, Coordenador do Plano Tecnológico. Para dupla provadora é necessário pessoal que seja Hyde mas também não descure no Jeckill. Passando para português, tem que ser alguém que embora se queira dar ao respeito e dançar na Quinta Patinõ com o conde de Habsburgo, no fundo, no fundo gosta é de dançar TOY na romaria de Freixo de Espada a Cinta agarradinha ao Zézé Camarinha. É a chamada mistura 50% fina, 50% trashy. Para a TVI já é muito mais fácil. 24/7 trashy baby. A base de recrutamento já é muito maior sendo desnecessário ter alguém para encontrar. Basta pôr uma palavra no google para dar um ror de possíveis escolhas. Gonzo.