Blue Velvet

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Buena York


Venho aqui hoje deixar-vos um link para um site que vai dar que falar nos próximos meses. Que nos irá apaixonar etapa sim etapa sim. Que nos irá despertar a curiosidade por culturas diferentes e localidades remotas e perdidas algures no outro lado do mundo.
A história começa assim: Gonçalo é um apaixonado pelo maravilhoso prazer de viajar (tal como eu afinal), contando no seu passaporte já um número simpático de carimbos, todos vividos com a intensidade de uma epopeia. Gonçalo tem um certa tendência para viajar sozinho e de mota. Recordo-me, assim de repente, da ida à Bósnia, do circuíto entre Helsínquia, S. Petersburgo e os países do Báltico, ou das várias viagens a Marrocos, ao deserto do Sahara ou à Mauritânia. Ora, um dia, Gonçalo ter-se-á cansado da rotina entediante do dia a dia do trabalho, das amarras quotidianas que nos ancoram a movimentos previsíveis e pendulares, e largou o trabalho seguro por uma aventura apaixonante. Por alturas do último Verão Gonçalo estava livre, sem emprego, e com um projecto gigantesco em mãos. Gonçalo é muito organizado e mete mãos à obra com um prazer imenso, não deixando um mínimo detalhe exposto aos ares do acaso. Há que traçar rotas, estudar os percursos, pensar na segurança, na logística, no financiamento, tentar arranjar apoios, enfim, uma gestão cuidada de todas as variáveis que podem ser controladas num projecto deste tipo, de modo a que tudo o resto seja pura aventura, pura aprendizagem, pura troca cultural e emocional.
O Gonçalo é meu amigo e esse projecto é uma viagem solitária motorizada de cerca de 7 meses, com começo em Buenos Aires e final em Nova Iorque. A viagem começou no passado dia 1. Uma semana antes já o Gonçalo estava em Buenos Aires para tratar de todos os detalhes finais e receber a sua mota BMW que fora enviada atecipadamente de barco. Neste momento Gonçalo debate-se com o calor extremo do Verão argentino. Muitas aventuras o esperarão ao atravessar a América do Sul, e depois a Amércia Central, até entrar nos EUA em jeito de road movie. Vão ao site da viagem para acompanharem diariamente o Gonçalo e inteirarem-se das suas peripécias. Quando não podemos estar a viajar, é bom ter alguém que nos leve a viajar com ele, nem que seja pelos breves momentos de umas linhas emocionadas e bem escritas.

Link