Blue Velvet

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Clear eyes. Full hearts.


"Every man’s going to lose a battle in his life. But what makes him a man is in the midst of those battles, he does not lose himself." (Coach Taylor)

Friday Night Lights está no meu top 3 das séries que mais gosto juntamente com os Sopranos e com Weeds. A série conta a história de como uma pequena cidade no Texas e os seus habitantes vivem a sua maior paixão; O futebol americano. Tal como as outras duas o futebol americano está aqui só para enganar. Ao fim de uma série completa e mais quinze episódios da segunda série ainda não sei as regras do desporto, nem são particularmente importantes. O que interessa são os relacionamentos entre as pessoas numa zona da América onde não é fácil crescer. O abandono familiar, o racismo, a falta de oportunidades, os sonhos perdidos, o fanatismo, a vontade de ganhar, o alcoolismo. A série é filmada com uma só câmara digital que se lhes cola quase ao rosto, andando sempre nervosa à sua volta, dando um aspecto pouco polido, imediato e duro. Sempre com diálogos de grande nível.
O trabalho a nível de actores é fantástico. Sendo quase todos jovens desconhecidos , é impossível ao longo da história não nos encantarmos com cada um deles. Chega-se ao fim a amar todos os personagens. No meu caso o meu coração balançou acima de tudo para o grande Taylor Kitsch. Na série faz de Tim Riggins, um miúdo que não tem pais, vive com o irmão mais velho que é seu tutor, e o melhor amigo fica paralítico no primeiro episódio. Está sempre bêbado, come a namorada do melhor amigo que ficou paralítico, rouba, mente, é estúpido. E no fim é impossível não gostar dele. Tal e qual o nosso amigo Tony.
A série parou agora no episódio 15 da segunda série devido à greve que os argumentistas fizeram e não se sabe se vai existir continuação ou não. Pela parte dos admiradores da série tudo irão fazer para que a continuçaõ siga avante, mais não seja, os sete episódios que faltam para acabar a série. Já esta segunda série só existiu devido à qualidade fora do normal da primeira temporada
e foram os executivos da NBC (admiradores incondicionais), e os prémios de reconhecimento que ganhou, que a salvaram porque as audiências eram muito baixas e não suportavam uma nova temporada.