Blue Velvet

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

A Expressão da Liberdade

Que fique claro desde o início que estou completamente do lado do ocidente e do seu direito à liberdade de expressão, ainda que esta possa ofender terceiros. A meu ver, na democracia, cada um se responsabiliza pelos actos que toma, e será automaticamente julgado popular e socialmente por eles. Um grupo de 10 nazis pode muito bem escrever um artigo anti-semita, ou xenófobo. O julgamento deles será público, será pelos seus pares que não se revêem nas suas ideias, será pela opinião pública, pela pressão social. É uma espécie de auto controlo em que a Democracia está assente, e que para funcionar bem necessita de uma população bem informada e minimamente evoluída intelectualmente. É um mecanismo que tem as suas falhas, mas que vai funcionando. Notemos que ninguém reparou nos infames desenhos há 4 ou 5 meses atrás. E assim estariam remetidos ao seu lugar insignificante na história, não fosse um grupo de agitadores islâmicos pegar nelas com segundas intenções e oferecer um protagonismo aos seus autores que eles nunca teriam de outro modo. E pior, estão a colar-lhes um papel de vítima, o que lhes confere aos olhos do público em geral uma imagem bem mais simpática.

Mas agora vejamos outra situação. Não aplica também a nossa sociedade ocidental a censura quando algo lhe revolve alguns sentimentos mais íntimos. Querem que vos dê alguns exemplos? José Saramago viu o seu livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" censurado pelo governo de Cavaco Silva, aliás um tratamento que acabou por o empurrar para uma vida descansada numa remota ilha das Canárias. Também Herman José foi vítima da censura deste bastião democrático. Primeiro no seu programa "Humor de Perdição", onde as suas entrevistas históricas em que se parodiava figuras da nossa ilustre história nunca foram bem vistas por alguns sectores da sociedade. A gota de água terá sido uma entrevista à Rainha Santa Isabel, que originou o cancelamento do programa quando ainda faltavam 2 episódios para terminar a série. Mais tarde, no programa Parabéns, Herman José parodiou a Última Ceia e foi excomungado por uma grande parte da nossa classe política e clerical, e até por alguma imprensa. E lembram-se a tempestade que se levantou quando Saramago comparou os colonatos judeus e os campos de refugiados palestinianos aos campos de concentração? Foi logo acusado e desmembrado por 90% da imprensa e classe política. E logo veio a comunidade judaica acenar com o Holocausto como a sua reserva moral histórica, que aparentemente lhes dá uma margem de manobra bastante grande. Por fim, segundo a edição de hoje do Público, a Opus Dei ter-se-á insurgido contra o filme "O Código de Da Vinci" que tem estreia prevista para Maio. Segundo esta, algumas partes do filme deveriam ser cortadas para evitar que se ofenda a sensibilidade cristã.

Não aceito que se questione o holocausto, mas é verdade que o tema é um tabu para o Ocidente, e que ninguém pode falar dele sem se ajoelhar e se benzer 3 vezes. Se as caricaturas fossem de Moisés a deitar abaixo casas de palestinianos com bulldozers ou a dirigir mísseis a dirigentes políticos palestinianos, podem ter a certeza que a reprovação política e social dos desenhos seria violenta e exemplar por parte do ocidente. Tal como assuntos cristãos têm sido tabu na nossa sociedade, e parodiar ou criticar um padre ou aspectos da igreja católica é o passaporte para a marginalidade nesta nossa sociedade de cariz cristão.

Estou do lado do Ocidente. Temos o direito de falar e criticar aquilo que nos apetece. Também temos o direito de nos ofender. E devemos sempre respeitar-nos. É esta discussão e este equilíbrio que nos faz evoluir como sociedade. Nem os islâmicos têm razão ao quererem impor-nos uma lei que está ligada à sua religião, nem nós ocidentais temos uma sociedade equitativamente e totalmente livre de expressão. Ainda assim, as nossas sociedades serão as que mais se aproximam de um ideal democrático e de igualdade de direitos. Partindo daqui, podemos discutir o lugar da cultura islâmica na nossa sociedade, e o nosso papel na sociedade islâmica. Ou queremos convergir e compreender-nos mutuamente, ou andamos todos ao estouro. E cada vez mais nos dirigimos para a segunda hipótese.