Blue Velvet

sexta-feira, maio 05, 2006

O Feitiço do Tempo

Há sinais que me preocupam, não sei se em mim, ou se no mundo. Estive fora de Portugal cerca de uma semana, profundamente abstraído da realidade nacional e internacional. Vi coisas novas, conheci gente diferente, e voltei renovado, com coisas novas para contar, com ideias novas. Ontem, quinta-feira, pego no jornal que o meu pai pousara junto ao telefone, num ritual de passagem de testemunho que se repete diariamente, e vou tomar café. Leio o jornal atentamente, como faço sempre que tenho tempo, passo os olhos pelos problemas no Irão, o Darfur, os deputados absentistas, o Ribeiro e Castro e os seus fantasmas, o Marques Mendes a tentar fazer-se ouvir, mais uns anúncios governamentais, e outras notícias menos mediáticas. Mas quando chego à secção de desporto fico pálido, agonizo em silêncio. Em letras garrafais podemos ver que o Barcelona carimbou a passagem à final da liga dos campeões com um empate contra a Juventus. Não que a notícia me admire. Mas aquilo foi há uma semana atrás! Estive a ler durante quase uma hora notícias com uma semana, a perder tempo a actualizar-me com o passado. Fica pelo menos o pequeno consolo das colunas de opinião que, boas ou más, são mais ou menos intemporais. O vício de conservar jornais pousados pelos cantos da casa fez com que lesse o jornal errado, mas isso não é o mais preocupante. O grave é que só me tenha apercebido disso nos confins da secção desportiva. Para mim nada do que lia ali me fez parecer que estava com uma semana de atraso. Os problemas são os mesmos, as opiniões são as mesmas, os protagonistas são os mesmos. Será o problema meu, distraído e já entregue à monotonia da vida e ao ciclo habitual dos acontecimentos, ou será que é mesmo o mundo que anda em círculos, indo sempre parar ao mesmo lugar, até que alguém se lembre de dar um murro na mesa?