Blue Velvet

terça-feira, setembro 19, 2006

E a cobra meus senhores?

Como estamos num mundo globalizado andava a estranhar ainda não ter estreado por cá o filme: Evolucionismo X Criacionismo (palavra que o meu Word não reconhece. Dá-me a escolher entre cristianismo, cristianismos e arianismos. O Gates sabe-a toda e o resto é conversa.). Tinha-me esquecido que as modas chegam cá com alguns meses de atraso. Além de que, os textos em inglês sobre estes assuntos têm conceitos e palavras difíceis de entender e levam o seu tempo a traduzir para português.
Só através da discussão se alcança a luz, a sabedoria. Por isso, é benéfico que as pessoas discutam, esgrimam argumentos contrários, chamem nomes uns aos outros, andem ao murro se for preciso, desde que, no fim, acompanhados de um pacote de bolachas Maria e um chá, para molhar a bolacha, tenham aprendido algo.
Por muito que queira, esta teoria do criacionismo não me entra na cabeça nem à lei da bala. Não por duvidar que Deus criou o Adão e depois tirou-lhe uma costela tendo criado a Eva. Também não duvido que estes casais eram potentes assim como os filhos e os filhos dos filhos e os filhos dos filhos dos filhos que tudo fizeram para que a população humana crescesse. Mas chego aqui e esbarro em dois pequenos problemas. Sempre ouvi dizer, e devido ao meu amor à ciência só não o comprovei porque sou filho único, que irmão a copular irmã tem alta probabilidade de resultar mal. Provavelmente em deficiência. Neste caso andamos todos a viver uma farsa. Há séculos que nos mentem e afinal não existe problema em mandar umas trancadas com uma irmã ou prima jeitosa. Quanto prazer e quantos bebés ficaram por nascer devido a este medo inconsequente? Quanto dinheiro foi gasto em playstations para os miúdos se entreterem em rigorosas noites de Inverno? Agora se os velhos do Restelo tiverem razão, a que geração de deficientes é que eu pertenço? É que se é verdade os seres humanos não evoluem, regridem.
Esta história da deficiência esbarra com outra das razões que me fazem discordar do criacionismo. A cobra. Não nos podemos esquecer que, no meio do Adão e Eva, existia por lá uma sacana de uma cobra, com quem eles (Deus, Adão e Eva) tinham altas conversas filosóficas. Pode-se ter dado o caso de quem escreveu esta parte do velho testamento explicou-se mal. A inteligência era tal que Eles sabiam a língua das cobras e conseguiam manter uma conversa normal com elas. Neste caso, prova-se que estas confusões de sangue fizeram o ser humano regredir paletes em termos de inteligência e capacidade de comunicar com os bichos. Não consigo comunicar com tanto ser humano quanto mais com cobras. Mas se eram assim tão inteligentes, porque esperaram vinte séculos para inventar o iPod?