Blue Velvet

quarta-feira, outubro 06, 2004

Liberdade

O Sr. Primeiro ainda não fez coisa que se visse. Nota-se até um certo resguardo das câmaras e da comunicação social. Se calhar foi esse o concelho do Sr. 10.000 euros que lhe presta acessoria de imagem, “Oh Homem! Não apareça que já é meio caminho andado! Mais vale estar quieto!”. E ele está… Entretanto os seus ministros brindam-nos com medidas inovadoras e de uma inteligência e justiça cristalinas.
Para começar podemos falar da intenção de acabar com as taxas moderadoras, que é algo de assustador, pois anula os princípios de igualdade, assim como iliba o estado das suas obrigações para com os contribuintes. Assim, com um financiamento extra sempre se opta pelo mais simples que é adiar a reestruturação do sistema nacional de saúde e evitar o estudo de um modelo que permita uma gestão sóbria e eficaz dos hospitais. Mas caso não saiba o Sr. Ministro, quem tem dinheiro não vai aos hospitais públicos na maioria dos casos. Parece que estou a ver o Dr. Bagão Felix a esperar 7 anos por uma prótese para a anca como o comum dos contribuintes. De certeza …
Depois temos o imbróglio da colocação dos professores que adiou até hoje o início das aulas. Inédito! E parece que tudo por causa de um software feito "especialmente" para o efeito. Nem comento!
Lata das latas, temos que a ministra mais incopetente de sempre da história dos governos portugueses, depois de dispensada do governo, tem o prémio de uma das nomeações mais apetecidas do país. Deram-lhe a Caixa Geral de Depósitos de mão beijada. Esta nomeação é tão disparatada que é um insulto à inteligência dos portugueses. E o que me assusta é nem sequer assistir a uma grande controvérsia por isso. Aos poucos, o PP, o partido que segundo as sondagens não elegia nem um deputado actualmente, vai tomando conta do país. Tem os principais ministérios, vai nomeando gente sua para posições estratégicas, domina claramente as orientações do governo. Que medo meus amigos!
E agora vem a melhor! Esta sim é muito boa! O Ministro dos Assuntos Parlamentares insurgiu-se contra a impunidade e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO de Marcelo Rebelo de Sousa nos seus comentários semanais para a TVI. Pediu a intervenção da Alta Autoridade Para a Comunicação Social para regular o ódio que alegadamente Marcelo nutre por Santana e que o levam a dizer mentiras e sei lá mais o quê. Meus senhores… defendam-se como homens! Não façam queixinhas! Defendam-se com factos, com actos, provem que são melhores do que aquilo que dizem. Neste momento não me parece que seja só Marcelo que tem ódio ao vosso governo!
O que se pede é que esteja alguém presente no programa que supostamente contradiga Marcelo. Ora isto é um absurdo. Podem pedir que esteja lá alguém para comentar os factos da semana paralelamente a ele. Mas vão obrigá-lo a contradize-lo? E se estiverem os dois de acordo? É uma maquinação anti estado de certeza! E depois? Acho que é salutar que duas pessoas de ideias políticas diferentes estejam de acordo, tal como que duas pessoas do mesmo partido tenham ideias diferentes. Esta visão clubística dos partidos políticos é no mínimo ignóbil.
Pelos vistos Marcelo, por ser do PSD, deveria necessariamente concordar com todas as tropelias do governo PSD/PP. Sendo contra não deveria ter a faculdade de o dizer em público. Depois destas afirmações perigosas ficamos à espera do exílio político de Marcelo para um país democrata ou da sua deportação para um campo numa ex-colónia portuguesa onde vá pregar aos peixes. A censura paira no ar ...