Blue Velvet

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Tirem-me Daqui ...

Algures, num gabinete de apoio ao desenvolvimento e incentivo ao jovem:

- Boa tarde. Gostava de me candidatar a um subsídio, um fundo europeu.

- Sim senhor. E para que queria esse subsídio. Qual é o sector?

- O sector? Bem… É preciso ser específico?

- Claro. Temos subsídios para tudo e mais alguma coisa, mas temos que os enquadrar segundo o quadro comunitário aplicável. Para cada um tem diferentes procedimentos e diferentes papeis a preencher.

- Ah sim… Compreendo. Bem, o sector será Europa Central, Europa do Norte, América do Sul talvez. Ainda não decidi, sabe…

- Pois… Mas quer subsídios para internacionalização? Isso não é aqui. Devia ir à AIP ou ao ICEP. Lá pode ter mais informações.

- Não é bem para internacionalização. É mais… Bem, é o seguinte. Eu queria um subsídio para imigração.

- O que? Mas olhe lá! Não existe tal subsídio.

- Tem que haver! Procure lá bem!

- Estou-lhe a dizer que não há! Então eu não trabalho nisto há que tempos! Não haveria eu de saber!

- Veja lá. Não lhe custa nada. Eu tenho que sair daqui! Este país dá-me vertigens. Alergias. Ando com uma sinosite agora por causa das eleições! Nem lhe passa pela cabeça. E quando foi da convocação das eleições antecipadas!? Fiquei cheio de erupções na pele. Parecia uma cobra a mudar de pele. Faça-me lá esse jeitinho.

- Mas olhe. Se fica doente com isso pode é pedir um atestado, ou uma receita. Com um bom médico e um bom advogado consegue um tratamento à base de apartamento em Berlim, e um bom emprego numa multinacional estrangeira. Tenho uma amiga da pasteleira que está agora na Venezuela. Tudo por causa da urticária que as novelas brasileiras lhe causavam. Estava atacadinha! Era costas, braços, cara, até nas plantas dos pés! Se quiser dou-lhe o número do médico dela. Subsídios é que não temos mesmo. Peço desculpa.

- Ora essa. Valeu a pena tentar. Mas vou aceitar o número desse médico.

- Também pode é fazer uma coisa… Humm … Se calhar não dá …

- O quê? O quê?

- Bem… estava a pensar… E se fizesse uma permuta com um ucraniano ou moldavo? Isso no SEF é capaz de se arranjar.

- Uma troca de identidades?

- Bem… não é bem… Quase!

- Mas isso já não me interessa tanto. Embora o leste me fascine. Mas hei-de ser Silva até morrer. Tirem-me Portugal debaixo dos pés, mas não mo tirem da minha pessoa. Cá dentro serei sempre Português. Afinal o Figo ainda é nosso…

- Será? Olhe que ele já fala muito espanholado. E casou com uma loirita ali do norte da Europa. Qualquer dia nem ele …

- Pois … Tem razão. Bem… se o médico não me resolver o problema vou lá ao SEF ver que ofertas há nas permutas.

- Faça isso.

- Ok. Muito obrigada pela ajuda.

- Estou aqui é para isso.

- Adeus. Boa tarde.

- Boa tarde.