Blue Velvet

quarta-feira, janeiro 04, 2006

A PTguesa

Será só a mim que me irrita profundamente? É que chega a meter-me nojo. Estou a falar do novo spot publicitário da PT, em que a uma data de imagens e frases gloriosas em relação à empresa são acompanhadas por uma banda sonora que nos é familiar, parece-se com algo, e por fim percebemos que é mesmo “A Portuguesa”, o nosso hino, numa versão a órgão de tubos ou lá o que raio de instrumento eles usam.

Em primeiro lugar, eu até nem sou um acérrimo defensor dos símbolos da pátria. Não dou um valor desmedido a essas coisas, apenas os respeito e penso que têm o seu lugar na nossa vida, um lugar ocasional e definido, presente mas discreto. Mas pergunto-me eu: não é ilegal utilizar o nosso hino em vão? Ainda para mais para motivos comerciais! E depois, é preciso lata da PT. Esta empresa que nos chupa até aos ossos com taxas, assinaturas, tarifas, passa a vida a ludibriar o consumidor, não permite a total e real liberalização dos mercados em que participa e dos quais detém o monopólio tal como lhe é exigido, e ainda nos vem com o hino como pano de fundo como que a gozar connosco. O que será que quer dizer com aquele spot de inspiração nacionalista? Será que já confundem a nossa pátria com a empresa? Será que querem dizer “nós somos a empresa mais importante de Portugal porque a nossa administração é constituída quase só por ex-ministros”, ou talvez “nós representamos Portugal porque todas as comunicações passam por nós. Até as comunicações dos nossos concorrentes passam por nós. As que nós deixamos…”. O anúncio é repugnante, quase tanto como a empresa que representa. Deve haver poucas empresas tão asquerosas como a PT.

O outro dia falava com um amigo que tentou instalar um serviço ADSL de um concorrente da PT, a Clix, que apresenta um preço mais baixo e com limites de tráfego mais razoáveis. Sem dúvida aliciante para o consumidor. Ele liga para activar o serviço e pergunta quanto tempo demorará a ter o serviço pronto a usar. Do outro lado respondem-lhe 6 a 8 semanas. Ele não se quer acreditar. É de facto muito tempo, principalmente se tivermos em conta que o da PT demora no máximo 5 dias. E então explicam-lhe que esse é o tempo que a PT demora a activar-lhes o serviço para os clientes Clix. Ou seja, para a PT demora 5 dias, mas para os concorrentes a PT atrasa o tempo de espera para ganhar vantagem competitiva. Que raio de liberalização é esta? O que andam a fazer as entidades responsáveis? Como é possível que isto se passe aqui num país da União Europeia com a conivência das entidades competentes e, em última instância, do governo? E este não é um caso isolado, mas apenas o último que ouvi. Disse-lhe também a senhora que esta situação estava em Tribunal Europeu. Mas é preciso algum Tribunal Europeu para ver que isto está errado e que devia ser punido severamente? É até uma vergonha para o nosso país que isto tenha que ir a Tribunal Europeu. É uma situação irregular tão óbvia! A PT lá vai pondo na administração ex-ministros ou potenciais futuros ministros pertencentes ás elites partidárias, e agora até do hino se apropriou. O que virá a seguir?