Blue Velvet

segunda-feira, outubro 11, 2004

Velvet Prize - Cinema

O Blue Velvet institui esta semana os seus prémios de crítica sócio – cinematográfica, os Velvet Prize – Cinema. Estes prémios recompensam os melhores filmes da semana e os respectivos protagonistas e intervenientes.

Velvet Prize – Melhor Actor
Santana Lopes

Excelente actuação nos Açores. A teatralização de choques fiscais e outras benesses do género é uma performance batida, mas de elevado grau de dificuldade. No entanto, Santana, fruto de uma grande experiência no teatro municipal, conseguiu atribuir grande seriedade a um tema que apenas sugere a gargalhada. A comédia também se faz em tom sério e grave, e Santana mostrou-o com mestria.

Velvet Prize – O Melhor Vilão
Gomes da Silva


Inicialmente talhado para justiceiro e herói, Gomes passa ao longo do filme “O Caso Marcelo” a representar o papel de vilão desprezível aos olhos do espectador. Excelente o volte face engendrado pelos co-realizadores Santana e Rebelo. Depois do papel de delator justiceiro em nome do seu capo Lopes, Gomes vê a sua situação dar uma volta de 180º ao ser considerado um vil pau mandado ao serviço da força bruta da censura editorial. Extraordinária agilidade argumentativa e domínio da narrativa, conseguindo-se um efeito de confusão sórdida e estímulos vários.

Velvet Prize – O Melhor Herói
Marcelo Rebelo de Sousa


Incrível como se consegue uma performance brilhante quase sem abrir a boca. O filme começa com Marcelo em total domínio da narrativa, desconstruindo o seu arqui-inimigo Santana. No entanto, a partir daí Marcelo perde-se na confusão que assola o filme, não abrindo a boca para dizer o subentendido, e saindo airoso no final com o capital de confiança reforçado. Marcelo reúne consenso entre os outrora seus inimigos e proporciona um volte face magnífico com o já mencionado Gomes. Inteligente e subtil. Espera-se a sequela desta obra profunda de ódios, traições e conspirações, estando com certeza reservado um lugar de destaque para Marcelo.

Velvet Prize – O melhor filme
“Caso Marcelo”

Muito bom o enredo engendrado em parceria involuntária de Pedro Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar dos prémios melhor actor irem para outro filme, aqui a envolvência do argumento ultrapassa as expectativas. A disputa pelo poder, a suspeita, a conspiração, o thriller, está tudo lá. Com uma concorrência feroz de “Os Incompetentes” de Scolari, “O Caso Marcelo” destacou-se pela ousadia e sagacidade.

Velvet Prize – Melhor Tragédia
“Os Incompetentes”


Mais uma vez Luiz Filipe Scolari brinda-nos com um drama trágico ao nível de um “Titanic” ou de um “Grécia – O Mito” do próprio Scolari. Desta feita a tragédia atinge proporções de tragicomédia, com o enredo a ter sempre latente o clima da chacota. A humilhação do protagonista principal assume o ridículo dentro da própria tragédia, levando o espectador a nutrir alguma simpatia pelo pretenso vilão, um tal de Lichenstein. Para esse efeito destabilizador da tragédia, muito contribui Ricardo, uma espécie de palhaço pobre que tem tido frequentemente esse papel nos filmes de Scolari. Com um punhado de intervenções brilhantes ao nível de Peter Sellers, Ricardo arranca umas gargalhadas ao espectador, ao mesmo tempo que o seu coração chora pelo afundar de Tuga, o protagonista.