Blue Velvet

sexta-feira, outubro 08, 2004

Nobelas

Estamos em semana de Nobel. Este prémio de referência é para mim um mistério. Logo para começar, o senhor que inventou a dinamite entregar um prémio da paz, é interessantíssimo. É como um tipo que se alimenta a posta à mirandesa fundar o clube português dos vegetarianos. Mas o âmbito dos prémios alarga-se a mais áreas, que estes senhores têm conhecimentos vários. Mas quem são estes senhores? Alguém os conhece? E quem são estes suecos para julgarem os outros? Como é que alguém que nos brindou com anos e anos de ABBA tem a lata de atribuir um prémio cultural como o Nobel da literatura? Ao menos tiveram o bom senso de não ter o prémio Nobel da música.
Mas pelo menos é uma forma de promoção do país. No último ano só ouvi falar da Suécia na televisão por causa dos prémios Nobel, por causa de uma ministra assassinada (sim, que os fleumáticos suecos também perdem a cabeça), e possivelmente devido a algum Alce que terá atacado um sueco gordo vestido de pai natal (um acontecimento de monta na Suécia). De resto da Suécia não nos vem nada de interessante.
Então porquê os prémios? A primeira coisa que nos vem à cabeça é o remorso. Depois de criado o monstro, cria-se o prémio para quem não o utilizar. A intenção até podia ser boa, mas depois de entregue o Nobel da Paz ao Arafat e ao seu homólogo israelita da altura (Ytzak Rabin penso eu), já não há moral para grande coisa. Para mim os prémios Nobel da paz deviam ser entregues a mineiros e pedreiros, que devem ser os únicos que dão um uso digno à dinamite.
Mas a fundação Nobel lá vai prosperando, entregando prémios chorudos a personagens de todo o mundo, e o prémio é talvez o mais prestigiante do mundo. Pronto, tirando os Óscares provavelmente. E era giro ver o Óscar para a melhor interpretação da paz, premiando a capacidade criativa na interpretação de um conceito que é dos mais simples e elementares da humanidade. Isso sim era um prémio interessante. E não faltavam candidatos com ideias originais. Mas enquanto Hollywood não inova, a fundação vai elegendo indivíduos para premiar. Parece que estou a ver uns suecos gordos, alcoólicos e coloração ligeiramente albina, de uma meia idade conservada no gelo, de toalha mingada à cinta numa ilustre sauna de Estocolmo, a beber Absolut e a discutir os prémios à pala do dinheiro da dinamite:

- Então Sven! Já leste o livro do Tabuchi? Eu estou aqui a ler o processo do Rushdi. Sabias que ele teve aí uns problemas com uns árabes?
- Sabia! Acho que escreveu os Versos Tântricos ou lá como se chamavam! Mas agora estou a tratar do prémio de medicina. Estou a ver o processo de um Francês que descobriu como operar o cérebro sem abrir a cabeça.
- Como é isso?
- Acho que é por laser e telepatia. Enche mas é aí o copo que a sauna evapora-me o álcool todo! Queres arenque fumado?
- Vamos brindar! À nossa!
- À nossa!

Não é por acaso que a Suécia tem dos melhores níveis de vida do mundo… Isto sim, é vida!