Blue Velvet

segunda-feira, dezembro 20, 2004

Promover a Promoção

Toda a gente sabe que o turismo é uma arma económica forte que Portugal deve explorar. Tem recursos magníficos, embora precise de investir em algumas infra-estruturas e na qualidade da oferta. Publicidade é logicamente um caminho essencial para a promoção dos nossos encantos. Já pudemos assistir a belos filmes promocionais que enaltecem as nossas belezas naturais, a nossa história (como sempre Portugal agarrado à história), as gentes, a cultura. Mas, pergunto eu, por que raio temos que gramar com os filmes publicitários de Portugal na televisão Portuguesa em línguas que não a nossa? Qual é o objectivo de passarem esses filmes? Eu acho que um dos objectivos é fazer publicidade à publicidade. Ou seja, estão a tentar dizer-nos qualquer coisa como isto: “Vejam lá os filmes catitas que nós fizemos para os estrangeiros! Estão giros ou não estão? É isto que andamos para aqui a fazer com o vosso dinheiro. Depois não nos chateiem que não sabem para onde ele vai! Foi o helicópetero para as vistas aéreas, os voz off estrangeiros, o realizador e essas tretas todas… isto custa dinheiro! E estamos a publicitar na Alemanha, em Inglaterra e nos Estados Unidos, em Itália, em França, e mais…”. É uma promoção do trabalho feito. E é tão arrogante esta atitude, que até dá a sensação de dever cumprido. Como se com estes filmes tivéssemos os aeroportos cheios de estrangeiros para nos visitarem, e para procurarem aqueles castelos e quedas de água que aparecem nas filmagens, e que por uma vez pelo menos não perguntem pela porcaria do Algarve. Ou então é querer fugir ás responsabilidades, como quem diz “Os vídeos estão aqui, estão feitos, várias línguas, imagens bonitas. Agora pessoal, se os estranjas não aparecem a culpa é vossa. São feios, cheiram mal e cospem para o chão. Daqui está tudo feito!”. E mesmo tendo este objectivo, acho que bastava passar uma ou duas vezes em cada língua. Mas meses seguidos! É por demais!