Blue Velvet

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Acção - Reflexão

Nos Estados Unidos, liga-se a televisão e há sempre alguém a dizer ás pessoas o que elas devem pensar. Há sempre uns gurus a guiar, a dirigir, a garantir, a explicar… Mas o papel do cinema também é confrontar o público com esta questão tão simples e tão difícil: o que é que tu pensas?”

Sam Mendes – Realizador de Jarhead in Y 17/02/2006


“Nos Estados Unidos, fazer um filme que não aborde a questão do médio oriente de forma simplista é difícil. Existe pressão para tratar o assunto de forma redutora, em tons de preto e branco, e essa é uma pressão que os jornalistas também sofrem. Não é por acaso que muitas vezes, em entrevistas sobre «Jarhead», me perguntavam porque é que o filme não tomava partido nem posição. «O que é que se deve pensar?», queriam saber. Mas eu não quero levar as audiências a pensar uma coisa concreta. O que eu quis com este filme de guerra existencial foi que as pessoas pensassem por elas próprias.”

Sam Mendes – Realizador de Jarhead in Y 17/02/2006


“Mas claro que há uma intenção de lembrar ás pessoas que hoje, como há trinta anos, o medo do inimigo não nos pode fazer esquecer os limites.”

George Clooney – Realizador de Good Night and Good Luck in Y 17/02/2006


“A forma como o público consome informação hoje é diferente da de há 30 anos. Há três décadas havia 3 canais de televisão que ás 6 da tarde apresentavam as mesmas notícias. Agora há vários canais com notícias 24 horas por dia, e cada um tem as suas. Antes da guerra do Iraque, alguns canais garantiam a ligação de Saddam Hussein com Osama Bin Laden, outros diziam que a Al Qaeda nada tinha a haver com o Iraque. E não estavam a inventar nada, estavam a citar as suas fontes, a seguir as suas orientações editoriais ou empresariais. As pessoas vêem os canais que melhor correspondem ás suas convicções pessoais”

George Clooney – Realizador de Good Night and Good Luck in Y 17/02/2006


“Vamos pelo menos reconhecer que devia haver um debate aberto e não aceitar que nos digam que é pouco patriótico fazer perguntas.”

George Clooney – Realizador de Good Night and Good Luck in Única 11/02/2006


Eu sabia que íamos ser metralhados pela direita. Fiquei surpreendido pela metralha, mais pequena mas não menos dolorosa que veio da esquerda. Fez-me ficar um pouco mais consciente do dogma e da posição reaccionária que as pessoas assumem sempre que se discute o Médio Oriente”

Steven Spielberg – Realizador de Munich in Única 11/02/2006


As pessoas ou adoraram o Crash ou odiaram-no. Uma das primeiras críticas dizia «Paul Haggis acha que nada mudou nas relações raciais em Los Angeles desde Rodney King». E eu pensei: «Bem, podem ter piorado um pouco.»

Paul Haggis – Realizador de Crash in Única 11/02/2006