Blue Velvet

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Jovem? Licenciado? Sexo Masculino?

Li ontem no Público que tem aumentando o número de jovens que seguem o sacerdócio depois de concluidos os estudos universitários. Chocados? Espero que não porque isto não é só bater punhetas a ver filmes pornográficos de terceira categoria. Os autores deste blogue por vezes também lêem jornais respeitáveis. Não é só o Crime e o 24 “Nós Somos Inocentes” Horas.
Mas voltando ao assunto... As saídas profissionais são cada vez menos. O desemprego entre licenciados tem vindo aumentar. Em que outra instituição se arranja emprego, bem renumerado, com direito a casa, cozinheira, roupa lavada e se pode beber um vinho de qualidade à hora do expediente? Sim, existe a PT, mas para isso é preciso ter alguém muito próximo ligado à politica. Embora se diga o contrário existem muitas pessoas honradas que não gostam de mexer em caganitas de pássaro, para mais agora, com o risco da gripe das aves.
Esta escolha dos jovens demonstra uma lucidez perante o mercado de trabalho impressionante. Tenho medo, no entanto, que grande parte dos padre-licenciados vá ao engano. Quero apenas dizer, isto: O CRIME DO PADRE AMARO É FILME. Não estou a dizer que haja falta de acção. Também não estou a dizer que a haja. Sinceramente não sei. Agora uma coisa é certa, a paróquia da Soraia Chaves é só uma e a não ser que a igreja católica portuguesa crie um regime de rotação quinzenal para todos os padres abaixo dos trinta e cinco, em exclusivo para aquela paróquia, muitos estão a ir ao engano. Sim, existirá sempre uma Tânia Vanessa, uma Maria da Purificação, com alguma sorte, uma Maria de Lurdes mas nunca uma Soraia Chaves.
Tirando este “desgosto” que alguns poderão ter, vejo a adesão deste jovens como um fenómeno positivo que está a acontecer na igreja. Não digo todos, mas grande parte deles antes de descobrirem Deus, poderão ter Vivido, com todos os excessos daí recorrentes. E uma pessoa que tenha Vivido, sem ter sido enclausurada desde nova, em principio, torna-se muito mais sábia e consegue ter uma ideia mais válida sobre o que é a vida de toda uma comunidade e compreendê-la.
Sendo assim. aconselho a igreja, com um registo parecido às forças armadas, fazer a seguinte publicidade na televisão:
“Tens mais de 18 anos? Já te licenciaste? Andas à procura de emprego à mais de dois anos e não encontras? A mulher da tua vida deixou-te e não sabes o que hás-de fazer? O teu encanto pelas drogas e pelas orgias desapareceu?
Junta-te a nós, a Igreja Católica Apostólica Românica. Inscreve-te na paróquia mais próxima e encontrarás uma carreira de futuro. O Senhor espera por ti”