Blue Velvet

terça-feira, março 07, 2006

Choque na Finlândia

Durante uma amena cavaqueira com os jornalistas, e na presença do ministro finlandês da tecnologia, o nosso primeiro ministro congratulou-se pela visita a este país irmão. A Finlândia é um dos dois países escolhidos pelo governo português para o estudo do choque tecnológico a implementar no país. O outro é a Guatemala. No entanto, este não reunia as condições ideais para a visita. Embora possuia no seu relevo montanhas com mais de 1000 metros de altitude, as temperaturas encontram-se nesta época do ano a mais de 30ºC. No entanto, José Socrates e a sua crew pensam daqui a 5 meses visitar este avançado país ao nível da tecnologia, quando for possivel encontrar temperaturas mais amenas. A roçar os -10ºC.
Para esta viagem, sabendo que por volta das quatro da tarde os finlandeses fecham a loja, o Eng. José Socrates e o seu compagnon de route Ma-Ma-Ma-Mariano Ga-Ga-Gago levaram os seus instrumentos de ski para practicarem um dos seus desportos preferidos, durante os tempos mortos da visita oficial.
Para Sócrates era uma excelente oportunidade para mostrar aos seus companheiros de governo que as grandes quedas só o fazem ter mais vontade de as superar, e não baixar os braços. Uma analogia? Um mind-game? Os ministros entenderam a mensagem e levantaram-se a bater palmas quando o Eng. José Socrates calçou os patins. Eram 16h43m, numa pista de ski perto de Estocolmo. A alguns a percepção de momento tão transcendente, deixou-os embargados pela emoção. A memoria de todos ainda era assombrada pela figura do nosso P.M de canadianas, tão frágil e indefeso. Passado um mês de as ter deixado, arriscar-se a usá-las novamente, era de estadista.
Os objectivos do P.M já eram outros relativamente às férias de Natal. Se aí o objectivo era apenas se manter de pé, desta vez já pretendia andar 100 metros. De pé, porque de rastos já tinha conseguido anteriormente. Com o objectivo de o ajudar Ma-Ma-Ma-Mariano também calçou os ski’s dele. Antes de começarem o exercicio a tragicomédia aconteceu. Socrates com vontade de experimentar o seu novo telélé, flashou as vistas a Ma-Ma-Ma-Mariano que, perdendo por momentos o norte, chocou abruptamente com o seu patrão, que caiu inanimado. Felizmente tudo não passou de um susto, já que Socrates não sofreu qualquer dano, apenas caiu e adormeceu. Tinha-se levantado às quatro da manhã para estar na Finlândia às sete. Já não se levantava tão cedo desde que se foi inscrever no PSD quando era jovem. No entanto, e apesar de o Ministro não ter cumprido os objectivos a se propôs (deixando-os para a visita à Guatemala), teve uma grande ideia durante os breves momentos em que adormeceu. Criar uma empresa de telecomunicações e telemóveis, com 100% de capitais portugueses. A Fokia.